O evento ‘Carnaval com Cristo’ contou com shows musicais, orações, missas, adoração, palestras, confissões e muito louvor
Por Eliete Lopes
Um abadá diferente. Sem glitter e adereços coloridos. Aqui, a fantasia deu espaço para um carnaval tranquilo: longe do barulho das ruas. Foi com essa harmonia que muitos jovens, crianças, adultos e idosos vieram, em busca de paz espiritual, participar do retiro de carnaval no feriado prolongado.
Com o tema “Não vos conformeis com este mundo” entre os dias 22 e 24 de fevereiro a Paróquia Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa recebeu pela primeira vez dezenas de fiéis durante o retiro ‘Carnaval com Cristo’.
O encontro foi promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Forania Nossa Senhora das Dores, que animou três dias de festa de 8h às 18h. Palestras com convidados abordaram temas relevantes proposto pela Renovação Carismática.
Para falar do tema “Amor de Deus”, do Grupo de Oração Sementes do Amor, Gleison Rodrigo da Forania São Geraldo e coordenador da (RCC) da Regional Nossa Senhora da Piedade (RENSP) explica a sobre a importância de discutir sobre o tema. “É uma alegria levar a palavra e alimentar as pessoas com o amor de Deus. Essa troca de experiências de Deus pelo o que o mundo oferece lá fora não tem preço”, afirmou.
Missas, shows musicais, adoração, confissões, palestras, e muito louvor foram opções de fiéis que optaram por viver experiências com Cristo.
Folia e fé
Os retiros espirituais vêm se tornando cada vez mais presentes nas Igrejas Católicas de todo Brasil. Para o padre Getúlio Mota Grossi, o retiro espiritual é de grande importância para Igreja Católica. Segundo o religioso, o retiro é uma forma de estarmos conectados com Deus – e orar – invés de caluniar nossos irmãos que escolheram viver a liberdade nas ruas.
“O Carnaval com Cristo é uma oportunidade de estarmos próximos de Deus. Somos frágeis e, esse é um momento de nos aproximarmos de Deus. Cada cristão escolhe passar o Carnaval onde quiser. Não devemos criticar, e sim, orar para quem fez outra escolha de passar a folia na rua. É preciso rezar com humildade e não acusar pelas decisões de nossos irmãos”, enfatizou.
De corações renovados, muitos fieis aproveitaram a ocasião para renovar os votos de fé e se preparar para entrar o período quaresmal na presença do Senhor.
A aposentada Maria Helena Carvalho de 70 anos participou do retiro durante os três dias e viveu momentos intensos de fé e renovação. “É um momento de se entregar para Deus e entrar para a Semana Santa renovada”, contou.
Uma folia diferente
Sobre o poder do Espírito Santo a moradora do bairro Cidade Nova, Gilda Xavier costuma participar de vários retiros espirituais e viver uma folia diferente a cada ano. Dessa vez, uma oportunidade a mais. “Sempre que tem retiro eu participo. É uma forma de conectar com Deus. ‘Essa escolha é um passo à mais na escolha’. É muito importante sermos fiéis em nossa caminhada”, concluiu a dona de casa.