Fé e emoção; encerram o Mês Mariano com coroações homenageando Maria, a mãe de Deus.
Por Eliete Lopes
Centenas de fiéis, devotos de Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa compareceram na última segunda-feira (27), para vivenciar momentos de fé no 5° Mês da Novena de Nossa Senhora, e também, se emocionaram com as homenagens da coroação, encerrando o Mês Mariano.
A coroação teve início no dia (4), durante aos sábados e domingos após as missas ao longo de todo Mês de Maio.
Neste ano, os fiéis que visitaram a paróquia durante as coroações, puderam perceber algumas mudanças dos anos anteriores. Nas apresentações, crianças vestidas de Nossa Senhora, trazendo em suas mãos, títulos que cada uma representa e ainda, o simbolismo das rosas, a coroa, e o terço. A novidade surgiu da equipe de voluntárias responsáveis pela coroação.
“Aqui somos uma equipe de quatro mulheres. Cada uma cuida de um detalhe. Os vestidos, a organização e a música. Tivemos a ideia de trazer para este ano algo diferente. Colocar as crianças vestidas de Nossa Senhora, carregando cada uma com seu título”.
“No dia 27, finalizamos com as apresentações de cada Nossa Senhora, sendo representada pelas crianças – para que as pessoas possam entender que os títulos significam denominações; e que Maria é apenas uma”, explica as organizadoras Patrícia Alves e Maria das Graças Vieira.
Emoção
Um dos momentos marcantes aconteceu no final da celebração. Em silêncio, os fiéis aguardavam a entrada das crianças, ao som da canção de Roberto Carlos “Todas as Nossas Senhoras”, homenageando todas as santas.
Durante as homenagens, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) conversou com as crianças para saber delas sobre a importância da homenagem à santa.
Sônia Maria de Souza, 10 anos, carregou o título de Nossa Senhora Aparecida. Ela participa pela terceira vez da coroação. “No início eu tinha vergonha e, principalmente, na hora de cantar a música. Eu acho legal. Eu gostei muito. Além de ser um gesto de demostrar carinho, é também, uma forma de agradecer”.
Sofia Emanuelle de 9 anos, já é a quinta vez que vem participar da coroação. Já a pequena Ana Bruno Lopez de 5 anos, adora participar. Desde dos 3 aninhos ela participa das homenagens. “Nós achamos muito legal coroar a mãe de Jesus”, disse as garotas.
Outra homenagem aconteceu no final da celebração, quando o manto azul cobriu toda igreja – e fieis demostrando ato de proteção embaixo do manto da santa.